Exposições Temporárias

Liturgias Contemporâneas – Farnese de Andrade e os Ex-Votos

02 de Junho de 2012 a 22 de Setembro de 2012
A exposição “Liturgias Contemporâneas” reúne150 obras: 13 de Farnese de Andrade, cedidas por instituições museológicas e colecionadores, e 141 ex-votos da coleção do Museu Casa do Pontal, procedentes do Canindé/CE, de autoria desconhecida. O foco se fecha sobre alguns objetos criados por Farnese de Andrade, nos quais a participação dos ex-votos é o ponto de ligação com o acervo do Museu Casa do Pontal. Os ex-votos, em suas provocantes configurações, são duplamente deslocados do campo da religião para o campo da arte, instaurador por excelência de sacralidades contemporâneas. O que se sugere é que se pense sobre estes trânsitos e sobre os tipos de atracagens às quais os ex-votos encontram-se submetidos, tanto no espaço do museu como nas apropriações feitas por Farnese de Andrade ao utilizá-los em suas obras. A mostra, idealizada pelo marchand Afonso Henrique Costa, contou com a curadoria da antropóloga Angela Mascelani, e dá sequência aos diálogos entre a arte popular e a contemporânea.