In Brazil and in the World

2012, 2013
Ano do Brasil em Portugal
Lisboa, Portugal

Por conta da realização do Ano do Brasil em Portugal e a convite da Funarte, o Museu Casa do Pontal apresentará no Espaço Brasil, na LX Factory, em Lisboa, parte do principal acervo de arte popular brasileira. Com o objetivo de fortalecer as relações recíprocas entre os países, serão exibidas cerca de 120 obras representativas da coleção de mais de oito mil peças, assim como uma seleção de filmes focados no próprio acervo do museu e nos artistas com obras na coleção.

A proposta desta exposição é propiciar ao público português um primeiro olhar para a arte popular escultórica dos brasileiros. Inaugurando a galeria do Espaço Brasil, na LX Factory, espera-se propiciar ao público o encantamento com esta arte que fala muito de nosso país e de nosso povo. As obras, em conjunto, apresentam a visão de um Brasil plural, dinâmico e festivo, que mantém suas tradições ao mesmo tempo em que se abre continuamente para novas experiências trazidas pelo contato com diferentes culturas e povos no mundo.

O Brasil na Arte Popular - Acervo Museu Casa do Pontal tem como meta intensificar as relações bilaterais entre Portugal e Brasil, fortalecendo a circulação de bens culturais e estimulando as trocas sócio-histórico-culturais.

Abertura: Sexta, 16 de novembro de 2012, das 14h às 19h

Visitação: 17 de novembro de 2012 a 10 de janeiro de 2013