Exposições Temporárias

Seio do Mar, Panorama da Baía de Guanabara Fotografo Pedro Martins

25 de Junho de 2010 a 27 de Setembro de 2010
O projeto “Seio do Mar, Panorama da Baía de Guanabara” baseou-se no trabalho fotográfico e de pesquisa realizado durante dez anos (1998-2008) no entorno da baía de Guanabara pelo fotógrafo Pedro Martins. Seu nome refere-se à tradução do Tupinambá - Guanapará (Seio do Mar). O objetivo do ensaio foi de revelar uma nova identidade da baía de Guanabara, tão admirada por sua paisagem pitoresca, mas pouco conhecida pelo seu lado humano. Através de portrait clássico capturou imagens de moradores e pessoas que frequentam a baía de Guanabara, de forma que o objeto imagético seja articulado simultaneamente pelo fotógrafo e pelo fotografado, formando assim uma parceria do momento. Este ensaio resultou em uma exposição fotográfica no Museu Nacional de Belas Artes (RJ) no ano de 2002, comemorando os 500 anos do descobrimento da região pelos portugueses. Em 2010 o projeto foi remontado em estrutura própria, na área externa do Museu Casa do Pontal, contando com projeções e uma nova ambientação física.